



Departamento de Desenvolvimento Econômico apresenta o PAINEL ECONÔMICO DE IGARAPAVA
Atendendo a um pedido do prefeito Dr. José Humberto, o Departamento de Desenvolvimento Econômico de Igarapava lançará, a partir deste mês, o Painel Econômico do Município. Segundo o diretor do Departamento, Elder Árcega, a iniciativa visa promover transparência, informar a população e revelar oportunidades para incentivar o crescimento econômico e a geração de empregos.
O primeiro painel destaca um saldo positivo na abertura de empresas. Em janeiro de 2025, foram abertas 46 novas empresas e 22 encerradas, totalizando 2.486 empresas ativas. O MEI se destacou, com 39 novas aberturas e um saldo positivo de 20. As Microempresas tiveram saldo positivo de 2, enquanto as Empresas de Pequeno Porte (EPP) não registraram mudanças.
Outro dado relevante é o tempo médio para abertura de empresas, que foi de 11 dias e 21 horas, enquanto o registro levou 9 dias e 19 horas. Elder Árcega ressalta que o município já trabalha para reduzir esses prazos e facilitar novos negócios.
Os setores mais ativos incluem cabeleireiros, comércio de vestuário e serviços domésticos entre os MEIs, enquanto nas demais empresas, os destaques são transporte rodoviário de carga e minimercados.
No mercado de trabalho, janeiro registrou 321 admissões e 383 desligamentos, resultando em um saldo negativo de 62 postos de trabalho (-1,01%). No entanto, nos últimos 12 meses, o saldo foi positivo, com 189 novas vagas (+3,2%).
O prefeito Dr. José Humberto e o diretor Elder Árcega destacam que esses indicadores são fundamentais para o planejamento de ações voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de empregos. Ambos reafirmam o compromisso da gestão municipal em fortalecer o ambiente de negócios, apoiar empreendedores e promover o crescimento sustentável de Igarapava.