13ª Conferência Estadual de Assistência Social
Após a realização da XIII Conferência Municipal de Assistência Social, em junho de 2023, as delegadas eleitas pelo município participaram da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social.
Silvia Helena Gléria, representante do poder público, pelo segmento de Assistência Social e Edilene de Jesus, representante da sociedade civil, pelo segmento de usuários do SUAS, estiveram no evento, que aconteceu nos dias 07,08 e 09 de novembro, na cidade de Sumaré – SP.
Os debates centraram-se no tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, e na etapa estadual foram discutidas as prioridades e propostas a serem direcionadas para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília, de 05 a 08 de dezembro.
No evento, a participante Silvia foi eleita para representar o Estado, juntamente com outros delegados da região, da etapa nacional!
Parabéns as representantes de Igarapava pela participação. O CMAS agradece por levarem as propostas do município para as demais etapas e por representarem com tamanho empenho a participação e controle social que buscamos tanto fortalecer.
Esse é o SUAS que queremos!
————————————————————————————————————————————————————————————————–
XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Igarapava.
Aconteceu nos dias 28 e 29 de junho a nossa tão aguardada conferência.
Conforme a programação no primeiro dia foi realizada a abertura do evento, contando com a apresentação cultural das crianças e adolescentes participantes do SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos das Entidades AMIGA e Lar Vovó Querubina e também do projeto Viva Jovem.
Participaram ainda da abertura, Sra Ana Filetto, representando a presidente do CMAS; Sra. Luciene Gonçalves, representando as pessoas atendidas pelo SUAS, Sra. Flávia Martins, Diretora de Departamento de Desenvolvimento Social e Sr. José Ricardo, prefeito municipal, que realizaram contextualização inicial e acolheram os participantes.
Ana Paula Marafiga, assistente social que através do Senac contribuiu com a preparação para as discussões, realizou palestra contextualizando aspectos relevantes sobre “o SUAS que temos” para que assim, através do tema de cada eixo da conferência os participantes levantassem propostas e sugestões para o “SUAS que queremos”
O trabalho em grupo foi uma etapa do primeiro dia e foi de onde várias propostas surgiram.
No segundo dia da conferência, essas propostas foram analisadas e elegidas as prioridades para os próximos dois anos, sendo além disso eleitas as delegadas que representarão o município da Conferência Estadual : Edilene de Jesus (representante de usuários do SUAS) e Silvia Helena Gléria (Representante do governo), tendo sido eleitas suplentes para cada uma delas.
O CMAS agradece a participação das 113 pessoas que estiveram na conferência, além das crianças e adolescentes que apresentaram e que muito contribuíram com esse importante espaço de participação popular e controle social.
Todos os pontos elencados pelos participantes na avaliação do evento, serão considerados pelo CMAS para o aprimoramento de seu trabalho e para organização de eventos futuros.
Em breve os certificados de participação serão encaminhados a todos que manifestaram interesse em recebê-lo, e também divulgada na íntegra o relatório final da conferência, com todas as propostas construídas pelo coletivo.
“Assistência Social não é favor, é direito” e que juntos possamos fortalecer cada vez mais a defesa dessa política pública e ajudar a construir o SUAS que queremos.