DEPARTAMENTO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

Com inovação e sustentabilidade, a Prefeitura Municipal de Igarapava-SP em parceria com a entidade filantrópica RECICLANIP, realiza um programa de coleta e destinação de pneus inservíveis.

Nos anos de 2017 à 2019 foram recolhidas 165, 68 toneladas de pneus descartados, podendo ser transformados em asfalto, pisos e grama sintética, os aços das estruturas são encaminhados para siderúrgicas, toda destinações contém o aval do IBAMA por serem ecologicamente corretas.

O descarte inadequado de pneus no meio ambiente trás grandes consequências, especialmente por conta do seu elevado tempo de deterioração, gerando dificuldades em saneamento básico, pois pneus são criadouros para diversas doenças, dengue, malária, chicungunha.

O investimento da retirada constante deste material gerava custos Para Prefeitura Municipal de Igarapava-SP em torno de 400 Reais semanais, pagos a uma empresa terceirizada de outro Município, depois da parceria, a gestão não gerou mais esses gastos, pois a RECICLANIP arca com o transporte desde a cede de armazenamento do município até o seu destino final para realização do processo.

Economia e logística reversa, aplicada em prol do Meio Ambiente e a Saúde Pública.