+QUALIFICAÇÃO – DURANTE CURSO ALUNOS RECEBEM NOVO DIRETOR DE ENGENHARIA

 

 

 

.

 

 

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 


A Prefeitura Municipal de Igarapava em conjunto com o Sindicato Rural tem realizado diversas parcerias na qualificação de produtores rurais do Município. E, durante esta qualificação, nesta terça-feira (24 de abril) a equipe do departamento de Engenharia esteve presente, representada por seu novo diretor, Leonardo Teixeira.

Leonardo manteve seu primeiro contato com os pequenos produtores rurais de Igarapava (ele assumiu o lugar de Fabricio Carvalho) e anunciou sobre as adequações e normas que deverão acontecer num futuro próximo principalmente com relação ao SIM – Serviço de Inspeção Municipal – que será implantado em Igarapava.

O diretor de Engenharia falou da importância da qualificação dos produtores rurais, através do Senar em conjunto com o Sindicato bem como estreitou o relacionamento com o grupo.  Trabalham ainda com esse grupo Helcio Noberto Zanuto Júnior e Erika Amaral.

O trabalho de qualificação e formação profissional dos produtores rurais está a cargo do Senar, que oferece subsídios para a capacitação.

AS ações entre Prefeitura, Sindicato Rural e Senar tem só garantido ao Município melhor formação de mão de obra e maior qualidade de vida aos pequenos produtores rurais.

 

 

 

 

Fotos: Realização do curso de capacitação dos produtores rurais

 

 

 

 

 

 

EQUIPE DE TRÂNSITO E DE INFORMATICA REFORÇAM SINALIZAÇÃO

 

.

 

 


MANUTENÇÃO E SERVIÇOS URBANOS


As equipes de Tecnologia da Informática e de Trânsito da Prefeitura Municipal de Igarapava estiveram trabalhando na manhã desta terça-feira (23 de abril) na recomposição dos jogos de semáforos instalados próximo a escola Chico Ribeiro, entrada da cidade por Rifaina e Buritizal.

Os instrumentos foram danificados e com a chegada das peças foram realizadas as recomposições justamente para melhorar a segurança e reforçar a sinalização naquele setor da cidade (avenida Mogiana com a rua Expedicionário Eurípedes Rodrigues de Lima).

Ao lado do diretor da TI, Fagner Alves, o vereador Paulão da Usina (departamento de trânsito) e demais servidores concluíram a sinalização, retomando o funcionamento dos semáforos.

 

 

 

.

Foto: Equipe de TI e Trânsito na sinalização perto da escola Chico Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

ATLETAS DE IGARAPAVA SE DESTACAM EM CAMPEONATO

 

 

 

.

 

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ESPORTES


 

O esporte é um instrumento de desenvolvimento humano e de inclusão social. Muitos desses jovem buscam na formação amador o êxito e aprimoramento dos objetivos para participação em competições regionais, estaduais, nacional e até internacional.

Igarapava tem revelado muitos atletas que acabam galgando títulos e pontuações expressivas. Por exemplo, o carateca Carlos Mendes ( Atleta da Cia  de Karatê – Igarapava) e do projeto SESI –  atleta do futuro é uma dessas revelações. Ele sagrou-se vice campeão na modalidade karatê categoria Júnior no evento Arnold classic south América.

Trata-se do maior evento multi esportes da América latina.

O evento contou com atletas dos vários estados brasileiros além de países como Paraguai, Chile e Bolívia.

De acordo com Júlio César Pereira – preparador do atleta – explicou que  Carlos Mendes fez cinco lutas e perdendo a final para atleta do Rio de Janeiro.

Everton Molinar e Heberson Pereira, também do projeto SESI, ficaram com o quarto lugar em suas respectivas categorias de peso para atletas de 14 e 15 anos.

Segundo Júlio, esses atletas têm apoio da Departamento de Esportes da prefeitura municipal de Igarapava.

PREPARAÇÃO

Júlio ressaltou que tem preparado os atletas para a Olimpíada de 2024. Porém a prioridade será mantê-los na seleção paulista e estar entre os primeiros do ranking nacional.

No próximo mês (dias 5 e 6 de maio) 10 atletas de Igarapava vão disputar o Campeonato Paulista de Karatê em São Bernardo do Campo.

 

 

.

Foto: Medalha e os primeiros colocados na competição de Karate entre eles o atleta Carlos

 

 

 

 

 

 

CRECHES RECEBEM EQUIPAMENTO PARA ATENDER EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

.

 

 

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE


 

 

 

O prefeito de Igarapava, José Ricardo Rodrigues Mattar, esteve visitando a escola de educação Infantil, Cheda José Moisés. A unidade foi uma das que recebeu berços para crianças da rede municipal de ensino.

 

A reposição de equipamentos tem sido uma das questões da Administração em benefício aos alunos atendidos.

 

Ao lado do prefeito estava a diretora do departamento de Educação, Elizabeth Scandiuzi. Ela informou que foram investidos R$ 13 mil na aquisição de berços, carrinhos de bebê e chiqueirinhos.

 

Na unidade Cheda José além de verificar as instalações e funcionamento da unidade educacional, o prefeito José Ricardo e Elizabeth também acompanhou a qualidade da sopa que é servida aos alunos

 

 

Fotos: Visita a Escola Cheda José Moisés

 

 

 

 

 

ALUNOS PARTICIPAM DE HOMENAGENS NO CENTRO MUNICIPAL

 

 

 

 

.

 

 

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE


 

Os alunos que integram o Centro de Municipal de Atendimento “Maria Luzia Gonçalves Costa” foram agraciados na manhã desta sexta-feira (20 de abril) com apresentação de uma peça teatral (Emília – Sítio do Pica Pau Amarelo – e a Cuca) durante a Semana Cultural organizada na unidade.

Com a presença do prefeito José Ricardo Rodrigues Mattar; o vice Wagner Marques; Elizabeth Scandiuzzi (diretora do Departamento de Educação), os alunos encerram alguns projetos que foram desenvolvidos ao longo do mês de abril, sendo:  Dia do Índio, Dia Nacional do Livro Infantil; Dia de Leitura (infantil) e reinauguração da Biblioteca Infantil.

A diretora da unidade, Elisangela Cristina da Silva, agradeceu o envolvimento dos servidores e dos convidados, além das artistas Juliana Rodrigues (a tia Jú), que representou Emília, e Edna Moraes (a Cuca), além da escritora Eloísa Ávila (projeto Usina Hidrelétrica de Igarapava).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO PARTICIPA DO PROJETO EPTV NA ESCOLA

 

 

.

 

 

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


 

 

O sistema educacional de Igarapava tem buscado parcerias e interação para diversos projetos que possam atender aos jovens do Município. E, nesta quinta-feira (19 de abril) a diretora do Departamento de Educação e assistentes estiveram na rede Globo (EPTV-Ribeirão) para acompanhar o lançamento do projeto EPTV na Escola.

Elizabeth Scandiuzzi, diretora, ao lado de Andrea e Flávia puderam acompanhar a proposta da emissora para o EPTV na Escola. O programa tem por objetivo a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação; bem como conhecer o processo de produção de um telejornal.

O Programação da EPTV como recurso educacional; Ø Integração entre as escolas; O Propiciar aos alunos, através do tema: “MINHA VOCAÇÃO E O PROPÓSITO DE MINHA VIDA”, uma reflexão que vai bem além da escolha de uma profissão, mas um mergulho em questões ligadas a descoberta de habilidades, interesses e valores que possam ajudar esses jovens a pensar numa escolha compatível à própria vocação, gerando questionamentos existenciais que os levem ao autoconhecimento e consequentemente a possibilidade de se fazer uma escolha mais consciente, onde se consiga alinhar o exercício da profissão ao propósito de vida de cada um.

O projeto EPTV na Escola é um concurso de redação entre todos os alunos do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV. Os 30 (trinta) estudantes classificados de cada cidade, ganham um dia de passeio em São Carlos, com direito de visita à EPTV, Faber-Castell, Shopping Iguatemi e ao SESC da cidade.

No final, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região, onde os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas que será exibida em nosso telejornal.

 

 

 

 

Foto: Elizabeth com Andrea e Flávia no lançamento do projeto

 

 

 

 

INSS VOLTA A ATENDER NO MUNICÍPIO DE IGARAPAVA

 

 

 

.

 

 


DEPARTAMENTO  MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO


 

 

O prefeito José Ricardo Rodrigues Mattar ao lado do presidente da Câmara, Wagnin, assinou termo de cooperação técnica para que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) voltasse a prestar serviços no Município.

O prefeito recebeu em seu gabinete o gerente regional de Ribeirão Preto do INSS, Rui Brunini Júnior, que anunciou ser a cidade de Igarapava o primeiro Município a assinar o termo.

 

Dessa forma alguns atendimentos como aposentadoria, auxilio doença dentre outros já poderão ser realizados no Município. Ainda não existe um prazo, pois segundo Rui Brunini depende da burocracia, mas revelou que a cidade será uma das primeiras a ser beneficiadas na região

 

 

..

 

 

 

Fotos: José Ricardo com Rui Brunini e o presidente da Câmara, Wagnin

 

 

 

 

 

 

INICIADA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

 

 

 

.

 

 


DEPARAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE 


 

FRIO

Iniciada campanha de vacinação contra a gripe

.

O diretor do departamento de Saúde de Igarapava, Murilo Santos, anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 23, o início da Campanha de Imunização contra a Gripo. A vacinação é apenas no Centro de Saúde no Município de Igarapava.

No primeiro balanço de atendimento – até por volta das 10 horas – mais de 80 pessoas tinham sido atendidas. Devem participar da campanha idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas – até 45 dias após o parto –, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

De acordo com o Ministério da Saúde, o chamado Dia D de mobilização nacional deve ocorrer em 12 de maio. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

O diretor de Saúde explicou que a prioridade é para vacinação dos grupos indicados – crianças, gestantes, idosos, doentes crônicos com indicação, profissionais da área de saúde, professores e população carcerária. “Todavia, em Igarapava já estamos vacinando todas as pessoas que tiverem indicação” comentou. A previsão de vacinação é de 100% das pessoas dos grupos prioritários e de todos que buscarem vacinação enquanto houver estoque da vacina.

O dia D contra a gripe foi agendado para 12 de maio.

REAÇÕES ADVERSAS

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações, segundo o governo, são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

CINE ACIF REÚNE ALUNOS DA ESCOLA CHICO RIBEIRO NA CASA DA CULTURA

 

 

 

 

.

 

 

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE CULTURA 


 

 

 

 

Uma ação cultura que tem proporcionado momentos de muita alegria e conhecimentos de estudantes da rede municipal de ensino de Igarapava. É a parceria com a Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), através do Cine Acif – um projeto que leva o cinema para comunidades carentes.

O trabalho realizada pela diretora de Cultura de Igarapava, Daniela Soares, já reuniu alunos de várias escolas. E na manhã desta quinta-feira os beneficiados foram os da escola Chico Ribeiro.

Daniela explicou que a parceria com a Acif iniciou neste ano e já reuniu dezenas de alunos na Casa da Cultura.

O Cine Cultural ACIF – projeto da Associação do Comércio e Indústria de Franca – propõe a exibição de filmes de forma gratuita, à população.

O Cine é subsidiado pela própria ACIF que disponibiliza de toda estrutura organizacional e a Prefeitura fornece espaço para apresentação ou  montagem de exibição.

O FILME

A exibição do filme desta quinta-feira é do Pequeno Grande Chefinho. Conta a história de um  pequeno garoto – “Tim tem a atenção de seus pais roubada pela chegada de seu novo irmão. Quando ele descobre que o bebê é, na verdade, um pequeno chefinho que até fala, eles começam a se aproximar e embarcam em uma incrível missão contra um poderoso CEO, que pretende acabar com todo o amor do mundo”.

Qualquer entidade que preste trabalho à comunidade – como escolas, centros comunitários, igrejas, associações, ONGs e etc. – pode solicitar sua participação junto ao Cine ACIF: basta entrar em contato pelo telefone (16) 3711 1753 ou por e-mail (marketing@acifranca.com.br).

 

 

 

  Fotos: Estudantes da escola Chico Ribeiro durante a sessão de cinema (Cine Acif) na Casa da Cultura

 

FUNDO SOCIAL DE IGARAPAVA DÁ INICIO AOS DESFILES DO CONCURSO MISS E MISTER

 

 

 

.

 

 

 


FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE 


 

 

 

 

Teve início os primeiros ensaios dos participantes ao concurso Miss e Mister de Igarapava, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade. E ainda há vagas para quem desejar disputar o posto de Mister, já que as vagas para Miss foram completadas, segundo a comissão organizadora do evento.

Luciana Ambrósio Mattar, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o concurso está tendo apoio de algumas empresas que entraram como parceira ao evento, como: Trituê – Art Bella Lingerie; Elegance Modas, Freeway (SPK), Moda à Rigor, escola de cabelereiro Triângulo.

O evento acontece no dia 12 de maio, a partir das 21 horas, no anfi-teatro da Casa da Cultura, em Igarapava.

Os ensaios estão sob a responsabilidade de Joice Orlando, que há 19 anos, é responsável pela coreografia do concurso.

 

Luciana Ambrósio Mattar, presidente do Fundo Social de Solidariedade,

.