DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A diretora do Departamento de Educação da Prefeitura de Igarapava, Elizabeth Scandiuzzi confirmou a participação do Município no Projeto da ABAG. Inclusive na realização da tradicional palestra inaugural do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, realizado pela ABAG/RP, que acontece no próximo dia 13 de abril, sexta-feira professores da rede pública municipal de Igarapava estarão presentes.

São esperados cerca de 400 professores, de 176 escolas, de 57 cidades da região de Ribeirão Preto.
O ministro Roberto Rodrigues e os pesquisadores Caio Carbonari (Unesp Botucatu), Marcelo Morandi (Embrapa Meio Ambiente) e Marcos David Ferreira (Embrapa Instrumentação) apresentarão conceitos fundamentais do Agronegócio e debaterão temas importantes ligados à sustentabilidade: o uso de agroquímicos na agricultura; a compatibilidade entre produção e conservação dos recursos naturais; e o combate ao desperdício de alimentos.

Neste ano o Programa será aplicado para 23.897 alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, além do Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos. As próximas etapas do “Agronegócio na Escola” envolvem visitas monitoradas de professores e alunos em diversos elos das cadeias produtivas da região (agroindústrias, cooperativas, fazendas e indústrias), além de instituições de ensino e pesquisa voltadas para o setor. A intenção é que vejam in loco o que é o agronegócio, e compreendam sua proximidade, dimensão e importância, tanto econômica, quanto social e ambiental.

Programa Educacional “Agronegócio na Escola” 2018 em números – 57 municípios – 176 escolas – 420 professores cadastrados – 23.897 alunos sendo: 12.473 = 4º 5º e 6º ano e 11.424 = 7º 8º 9º médio e EJA
Cidades participantes: Altinópolis, Analândia, Ariranha, Barretos, Bebedouro, Brodowski, Caconde, Cajobi, Cássia dos Coqueiros, Colômbia, Corumbataí, Cravinhos, Cristais Paulista, Descalvado, Divinolândia, Dobrada, Dumont, Guaraci, Guariba, Guatapará, Ibaté, Ibitinga, Igarapava, Itápolis, Jaborandi, Jaboticabal, Jardinópolis, Leme, Lins, Luiz Antônio, Mococa, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Nova Europa, Pirangi, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santo Antônio da Alegria, São Carlos, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Severínia, Tambaú, Taquaral, Terra Roxa, Vargem Grande do Sul, Viradouro
Sobre o “Agronegócio na Escola”

Em 2018 o Programa Educacional da ABAG/RP completa 18 anos de atividades ininterruptas. Desde sua criação já passaram por ele mais de 240 mil alunos e cerca de 3 mil professores. Mais de 2 mil visitas foram realizadas. O Programa foi a primeira ação da ABAG/RP voltada para a valorização institucional da imagem do agronegócio, e desde o princípio foi priorizada a capacitação dos professores para que, conhecendo o setor, pudessem usar esses novos conhecimentos com seus alunos.

A imagem pode conter: 2 pessoas

foto: Elizabeth Scandiuzzi com o prefeito José Ricardo Mattar em recente visita a escola Quito Junqueira