CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO Á VIDA

 

 

 

.

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE 


CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO Á VIDA

Nesta segunda (10) Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, o CAPS de Igarapava dará início a Campanha Municipal de Valorização à Vida, com o apoio da Prefeitura Municipal e o Departamento de Saúde.

A campanha começa hoje as 19h, com um Culto Ecumênico na Casa da Cultura, atividades diárias estão programadas para esta semana em todas as unidades de saúde, escolas e assistência social. Participe e Valorize essa campanha! 
Viver é a melhor opção sempre

 

 

 

Prefeitura de Igarapava reforça cuidados contra transmissão do coronavírus

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como os coronavírus, são recomendadas medidas gerais de prevenção, como:

Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento.
Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
Manter os ambientes bem ventilados.
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de infecção respiratória.

Tomou posse a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE

A Nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde tomou posse no último mês para o mandato 2020/2021. A diretoria com seus novos conselheiros foi formada seguindo as regras descritas em seu Estatuto.

No dia 12 de dezembro de 2019, foi realizada na Sede do Conselho, situada na Avenida Francisco Batista de Souza, 722 – Vila Gomes, a eleição para escolha dos representantes, com uma presença recorde de eleitores, mais de 700 pessoas foram votar, uma importante demonstração de consciência da comunidade para com a Saúde de nossa população.

Seguindo seu regulamento, no dia 17 de dezembro de 2019 os representantes eleitos se reuniram para a escolha da Mesa Diretora, onde em votação escolheram para Presidente o Senhor Getulio Pereira e Vice Presidente Andreia Francisco de Paula, Primeira Secretária; Cleria Helena de Paula e Segunda Secretária; Priscila de Oliveira Barbosa.

O Conselho Municipal de Saúde é formado em sua estrutura da seguinte forma: 1 representante do governo municipal e suplente 2 representes prestadores de serviço na área da saúde e suplentes, 3 representantes dos trabalhadores do SUS e suplentes e 6 representantes usuários do SUS e suplentes.

Veja o nome dos conselheiros:

Representantes do Governo e Prestadores de Serviço na Saúde

Titular: Murilo Silveira Soares dos Santos

Suplente: Neila Cristina Bizinoto Brunelle

Titular: Priscila de Oliveira Barbosa

Suplente: Janaina Garcia Cirilo

Titular: Marcelo Ormeneza

Suplente: Daniela de Oliveira Veloso

Representantes dos Trabalhadores dos SUS

Titular: Andreia Francisco de Paula

Suplente: Roberta Bisinoto Jericó

Titular: Mauricia Brochado de Oliveira Soares

Suplente: Rosangela Barbosa Reis

Titular: Janaina Monteiro Natal

Suplente: Andreza Valeria Severino

Representantes dos Usuários do SUS

Titular: Getulio Pereira

Suplente: Ubirajara de Oliveira

Titular: Edinalva Alves Moreira

Suplente: Cleria Helena de Paula

Titular: Ronaldo Machado de Paula Peres

Suplente: Rosilaine Aparecida Freitas

Titular: Fernanda Franciely C. Nogieira

Suplente: Edinir de Paula

Titular: Demerval Reis Junior

Suplente: Rinaldo Grou Gobbi

Titular: Adriana Valim Viana Pimenta

Suplente: Vanessa Preciozo Morais

Eleições para o Conselho Municipal de Saúde será dia 12 de dezembro

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizará eleições para escolha dos Usuários do SUS no próximo dia 12/12/2019 das 15h às 18h na sede do CMS, endereço Avenida Francisco Batista de Souza, 722, Vila Gomes – Antiga Estação Mogiana.

A eleição está sendo organizada por uma comissão eleitoral eleita dentre os membros do CMS sendo composta pelos membros Fernanda Franciely, Getúlio Pereira, Tassia Rodrigues e Daniele Francisco.

A votação ocorrerá por cédulas e é aberta a todos maiores de 16 anos, portando documento com foto.

Veja a lista de candidatos que se encontra também fixado nas UBS do Município.


1 ( ) Abrigo dos Velhos
Titular: Ronaldo Machado de Paula Peres.
Suplente: Rosilaine Aparecida Freitas
.

2 ( ) Usuários do SUS
Titular: Edinalva Alves Moreira.
Suplente: Cléria Helena de Paula.

3 ( ) Usuários do SUS
Titular: Getúlio Pereira.
Suplente: Ubirajara de Oliveira.

4 ( ) Usuários do SUS
Titular: Demerval Reis Junior.
Suplente: Rinaldo Grou Gobbi.

5 ( ) Usuários do SUS
Titular: Fernanda Franciely Camilo Nogueira.
Suplente: Edinir de Paula.

6 ( ) Usuários do SUS
Titular: Silvia Domingos de Freitas Requi.
Suplente: João Alberto Requi.

7 ( ) Vovó Querubina
Titular: Adriana Valim Vianna Pimenta.
Suplente: Vanessa Precioso Morais.

Participem da Votação!

Nova Ala Berçário é Inaugurada na Santa Casa de Misericórdia de Igarapava

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE

A solenidade de entrega aconteceu na tarde da última terça-feira (26) nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Igarapava, com presença de autoridades e coordenadores de Conselhos e Entidades do Município de Igarapava.

Foi com uma felicidade imensa, que a equipe de Intervenção do Hospital, representada pelo Senhor Marcelo Ormeneze juntamente com o Corpo Clínico, representado pelo Doutor Renato Abrão e Doutora Raisa Oliveira, entregou aos cidadãos de Igarapava e cidades circunvizinhas, uma nova Ala Berçário especial na Maternidade, que está, no hospital, numa das alas mais sensíveis à lembrança e à gratidão da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Igarapava.

Nas novas dependências foram realizadas uma linda pintura, e arte, limpeza, recuperação de incubadora e higiene de todos os equipamentos, montado caixa de intubação. Elaboração de Manual e Protocolos Berçário. O novo berçário da Santa Casa promoverá melhor rapidez no atendimento, conforto ao recém nascido, e para que a família possa ver a chegada da criança. Realmente tudo feito com muito capricho, fruto da competência e comprometimento de toda equipe da Santa Casa, em especial a Equipe de Enfermagem que doaram seu tempo e atenção nos detalhes da nova ala.

Veja o Antes e Depois do Berçário

Roda-Hans: Projeto inédito de combate à hanseníase passou por Igarapava

SAÚDE

Objetivo da ação é identificar casos da doença, capacitar profissionais e fornecer informações para combater o preconceito

Ótima notícia para saúde do nosso município!

Passou por Igarapava a carreta Roda Hans, um programa de capacitação profissional da área da saúde para o diagnóstico da hanseníase. Mais um ponto positivo para o Departamento Municipal de Saúde e seus servidores sempre buscando o melhor para a Saúde de nossa população, e oferecendo sempre mais aprendizado a seus profissionais. O médico Dermatologista e Hansenologista – Doutorando da FMRP-USP; Fred Bernardes Filho, acompanhou durante os três dias em que a carreta esteve em Igarapava os nossos médicos da Atenção Básica na avaliação dos pacientes. A hanseníase é um agravo a saúde onde o diagnóstico precoce é muito importante para evitar sequelas. A Carreta ficou estacionada no complexo do Ginásio Municipal de Esportes nos dias 9, 10 e 11 de outubro, o Departamento de Saúde informou que 87 pacientes foram consultados neste período sendo diagnosticados 4 casos de hanseníase.

Projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase” estará em Igarapava

SAÚDE

Projeto “Roda-Hans – Carreta da Saúde” visita o Município de Igarapava nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2019 e estará estacionada no Ginásio de Esportes Municipal. Não fique de fora!

O objetivo da ação é conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, seus sinais e sintomas, além de ofertar o atendimento qualificado, a fim de favorecer o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento oportuno da doença, prevenindo as incapacidades. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde.

A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e totalmente realizado pelo SUS. Mesmo assim, o Brasil ainda é o segundo país que mais diagnostica casos da doença no mundo. Por isso, precisamos mudar esse cenário.

Trata-se de uma conquista importante a visita desta carreta no Município de Igarapava para fortalecer o enfrentamento da doença no âmbito local no sentido de enfrentar esse problema de maneira aberta e efetiva.

O projeto “Roda-Hans” é uma iniciativa inovadora nesse processo, que busca não apenas diagnosticar novos casos da doença, mas também conscientizar a população das cidades por onde passa, além de melhorar a capacidade técnica dos profissionais de saúde desses locais.

O problema da hanseníase é multidisciplinar, e só será combatido com a participação de todos: Poder Público, ONG’s, Indústria, e, principalmente, com o engajamento de toda a sociedade.

Participe! Ajude-nos a divulgar a presença da carreta na cidade de Igarapava!

Saúde é um compromisso de todos!

AUDIÊNCIA PÚBLICA

PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTES AO TERCEIRO QUADRIMESTRE DE 2018

Atendendo o que dispõe o Art 36 de Lei Complementar 141 de 13 de janeiro de 2012 com a finalidade de proporcionar transparência necessária do montante e fontes de recursos aplicados no período, bem como a oferta e produção de serviços de saúde prestados pelo município, a Prefeitura Municipal de Igarapava, torna publico que será realizado Às 15h30 do dia 01 de março de 2019 na Câmara Municipal de Vereadores a AUDIÊNCIA PÚBLICA da Prestação de contas do Departamento Municipal de Saúde referente ao Terceiro Quadrimestre de 2018, convidando os interessados e a população do município.



DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE

Novo Documento 2019-02-15 14.35.59