IGARAPAVA FARÁ FUMACÊ CONTRA A DENGUE

 

 

 

.

 

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA


 

 

O Departamento de Controle de Vetores da Diretoria de Saúde de Igarapava vai iniciar a nebulização contra a dengue. A aplicação de inseticida, conhecido como “fumacê”, é uma tentativa de conter o aumento da proliferação do mosquito transmissor da dengue nos bairros. O produto é aplicado por um veículo que percorre as ruas soltando uma fumaça para matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Durante a nebulização, os moradores devem abrir as portas e janelas, proteger seus animais, cobrir aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação, para evitar o contato com o veneno. “Nenhum alimento, bebida ou algo que será consumido deve ficar exposto”, informa Murilo Santos, Diretor da Saúde, e acrescenta. “A fumaça que é solta, depois de 20 a 30 minutos, decanta. É importante levantar colchas das camas, cortinas, locais da casa que servem de abrigo para o mosquito. Se ficar tudo fechado, não resolve”. “Quando o caminhão passar, a pessoa não deve sair de casa. Não fique em cômodos fechados. Procure um local arejado. Se o morador agir de acordo com a orientação, não correrá riscos”, finaliza. O veneno só atinge os mosquitos adultos. Nebulização contra Dengue (bairros a receber o fumacê) Campo de Aviação Evaristo Rodrigues Nunes Jardim Portinari/ Morada do Verde/ Kazuto Yatusuda Jardim Madrugada/ Jardim Santo Antônio/ Jardim Imperial Vila Gomes Bairro da Saudades José Pimentel.

 

 

Foto: Fumacê

 

 

Plano São Paulo de Retomada Consciente das atividades, rebaixou a região de Franca para fase 1 (vermelha)

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

Municípios da Diretoria Regional de Saúde 8, que correspondem às cidades da macrorregião de Franca, terão os serviços considerados não essenciais fechados a partir da semana que vem, Igarapava que está nesta lista de cidades, se adiantou ao Decreto Estadual e determinou já o fechamento de comércios não essenciais nesta sexta-feira, uma medida necessária, tendo em vista a disseminação do contágio do Novo Coronavírus no interior, e a taxa de ocupação dos leitos de UTIs locais atingindo o limite.

Na primeira divulgação do Plano São Paulo, no fim de maio, as regiões de Ribeirão Preto e Franca foram classificadas pelo estadona fase laranja e puderam iniciar a retomada da economia com algumas restrições. Os dados nessas regionais de saúde pioraram entre os dias 1º e 15 de junho e houve uma reclassificação por parte do governo paulista para Ribeirão Preto e Barretos, que caíram para fase vermelha, agora a região de Franca, rebaixada nesta sexta-feira.

Plano São Paulo

Criado pelo governo do estado de São Paulo, o plano prevê uma “retomada consciente” em cinco etapas de flexibilização gradual. As regiões são classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.

Os indicadores avaliam: a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e o total de leitos a cada 100 mil habitantes, além de número de mortes, de novos casos e internações por Covid-19 dos últimos sete dias comparados aos sete dias anteriores.


Prefeitura tem contas de 2018 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

As contas do Governo da Prefeitura de Igarapava referentes ao exercício de 2018 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
A decisão da aprovação aconteceu em sessão da Primeira Câmara, realizada no último dia 9 de junho de 2020 com Parecer Favorável a aprovação das contas da referentes ao exercício de 2018.
Para o prefeito José Ricardo Rodrigues Mattar, essa aprovação é um reflexo do compromisso da equipe administrativa, que sempre se manteve firme com os resultados orçamentários e financeiros, assim como na regularização do quesito Precatórios. “É prova que o Igarapavense tem um governo que investe bem o dinheiro público, fruto de uma gestão honesta e comprometida em gerir de forma séria os recursos”

Dia do Meio Ambiente: Município celebra a data com ações e projetos sustentáveis

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

A Prefeitura Municipal de Igarapava olha com carinho para as questões ambientais, neste dia 5 de junho que se comemora o Dia do Meio Ambiente, muitas ações e projetos podem ser enaltecidos pela atual gestão.

Existe hoje em todo planeta uma grande preocupação em torno do Meio Ambiente e dos impactos negativos da ação do homem, em razão disso se dá a importância da conscientização propiciando a educação ambiental, com o objetivo de fazer com que os impactos negativos se tornem cada ano menor.

Em 2017 foi criado o Primeiro Parque Municipal de Educação Ambiental, Ivan Gobbi, um local para se promover a consciência ambiental, entre outras atividades é usada para ações educacionais.

O projeto Plante Vida, uma iniciativa que irá plantar durante a atual gestão uma muda de árvore para cada criança que nascer no Município, Igarapava também participa do Projeto Recolha, que recolheu cerca de 600 litros de óleo nas escolas do município, para a reutilização de forma correta. Não podemos deixar de citar a ONG Gente de Atitude, que desenvolve um belo trabalho ambiental na cidade, em conjunto com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, segue arborizando a cidade com o plantio de árvores.

A Cooperativa de Catadores de Recicláveis (COOPERIGA) ajuda a retirar das ruas de Igarapava resíduos e ao mesmo tempo gerando renda para os profissionais que vivem do comércio de recicláveis.

Uma importante parceira do Município sempre de braços abertos aos projetos do Departamento Municipal de Meio Ambiente é a Usina Hidrelétrica de Igarapava – UHE, que brilhantemente promoveu mais uma Semana do Meio Ambiente, essa de 2020 virtual, respeitando as orientações de distanciamento em razão da Pandemia da Covid-19.

Que a consciência ambiental continue a se espalhar, e viva o meio ambiente, viva a vida!


Processo Seletivo 001/2018 – Edital de Convocação 014/2020

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE RECURSOS HUMANOS

A Prefeitura Municipal de Igarapava está convocando os candidatos relacionados neste Edital a comparecerem no Departamento de Recursos Humanos na Rua Cerqueira Cesar, 561 – Centro, das 12h às 16h pelo período improrrogável de 05/06/2020 e 08/06/2020 para apresentação de documentação para dar inicio ao processo de admissão nas funções descritas no edital (no link abaixo). Atendendo os requisitos no Processo Seletivo 001/2018. Fique atento a lista de documentos necessários.

Edital de convocação

Lista de documentos necessários

Prefeitura gera economia e benefício à Saúde Pública com ciclo sustentável do Pneu


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

Com inovação e sustentabilidade, a Prefeitura Municipal de Igarapava-SP em parceria com a entidade filantrópica RECICLANIP, realiza um programa de coleta e destinação de pneus inservíveis.

Nos anos de 2017 à 2019 foram recolhidas 165, 68 toneladas de pneus descartados, podendo ser transformados em asfalto, pisos e grama sintética, os aços das estruturas são encaminhados para siderúrgicas, toda destinações contém o aval do IBAMA por serem ecologicamente corretas.

O descarte inadequado de pneus no meio ambiente trás grandes consequências, especialmente por conta do seu elevado tempo de deterioração, gerando dificuldades em saneamento básico, pois pneus são criadouros para diversas doenças, dengue, malária, chicungunha. 

O investimento da retirada constante deste material gerava custos Para Prefeitura Municipal de Igarapava-SP em torno de 400 Reais semanais, pagos a uma empresa terceirizada de outro Município, depois da parceria, a gestão não gerou mais esses gastos, pois a RECICLANIP arca com o transporte desde a cede de armazenamento do município até o seu destino final para realização do processo.

Economia e logística reversa, aplicada em prol do Meio Ambiente e a Saúde Pública.



Eleições 2020: Servidor Público que for concorrer deve-se desincompatibilizar, saiba os prazos

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

Você servidor público que pretende se candidatar nas Eleições 2020, certifique-se dos prazos de desincompatibilização, que é o ato de se desvencilhar da inelegibilidade a tempo de concorrer nas próximas eleições.

Os servidores públicos, estatutários ou não, dos órgãos ou entidades da administração direta ou indireta do Município, que desejarem concorrer a cargo eletivo nas Eleições de 2020, deverão requerer sua respectiva licença e/ou exoneração do cargo e/ou dispensa da função de confiança ou função especial, gratificações, conforme o caso, observados os prazos estabelecidos na legislação eleitoral vigente.

Clique aqui e acesse o Decreto Municipal nº 2235 de 24 de março de 2020

 

Semana do Meio Ambiente virtual será realizada pela Usina Hidrelétrica de Igarapava

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada todo ano na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Este ano em virtude da Pandemia do Novo Coronavírus, a Usina Hidrelétrica de Igarapava em parceria com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, realizará uma programação com grande parte das ações de forma virtual, respeitando as condições de isolamento social e distanciamento, uma forma criativa de celebrar um acontecimento tão importante para a sociedade e para nossa natureza.

Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU.

A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Fique atento a programação, da Semana do Meio Ambiente Virtual.

Processo Seletivo 001/2018 – Edital de Convocação 013/2020

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE RECURSOS HUMANOS

A Prefeitura Municipal de Igarapava está convocando os candidatos relacionados neste Edital a comparecerem no Departamento de Recursos Humanos na Rua Cerqueira Cesar, 561 – Centro, das 12h às 16h pelo período improrrogável de 29/05/2020 e 01/06/2020 para apresentação de documentação para dar inicio ao processo de admissão nas funções descritas no edital (no link abaixo). Atendendo os requisitos no Processo Seletivo 001/2018. Fique atento a lista de documentos necessários.

Edital de Convocação

Lista de documentos necessários

Prefeitura de Igarapava disponibiliza canal de denúncias pelo WhatsApp

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO EMPREGO E RENDA

A Prefeitura de Igarapava, por meio do Departamento Municipal de Desenvolvimento Emprego e Renda, disponibiliza um telefone para o envio pelo WhatsApp de fotos e endereços de estabelecimentos, essenciais ou não, que descumpram as medidas de prevenção do coronavírus Covid19. Equipes da Defesa Civil e de diferentes departamentos seguem com as ações de orientação e fiscalização no município. Anote aí, é o (16) 3173-8199.

Além do WhatsApp, o telefone fixo 3173-8200 também pode ser acionado.

Igarapava contra a Covid-19

A Prefeitura de Igarapava precocemente se atentou a seriedade da situação, e o Departamento Municipal de Saúde emitiu o primeiro Protocolo ligado à Covid-19, no dia 6 de março, antes até da Organização Mundial da Saúde classificar como Pandemia a propagação do Novo Coronavírus em 11 de março de 2020 e desde as primeiras informações da chegada do novo vírus no Brasil e no Estado de São Paulo formulou Decretos Municipais visando a preservação da saúde dos cidadãos igarapavenses. Uma série de medidas desde o primeiro Decreto de 14 de março de 2020 definiram regras ao enfrentamento da doença. As definições são resultados de reuniões extraordinárias, realizada no Paço Municipal com representantes de todos os Departamentos, em um trabalho conjunto de análise de vários cenários no intuito de restringir a circulação de pessoas, manter o distanciamento social, cuidados com a higiene pessoal do cidadão, desinfecção de pontos estratégicos, ações do Departamento Municipal de Saúde. 

O material elaborado pelo Comitê de Crise Municipal e todos os detalhes e estratégias de enfrentamento ao Novo Coronavírus podem ser conferidos no Diário Oficial do Município e na página Orientações sobre o Novo Coronavírus, no site oficial da Prefeitura.

Feriado antecipado para segunda-feira (25) é aprovado pelo Governo do Estado

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

Projeto de autoria do governador de São Paulo, João Doria, antecipa o ‘9 de Julho’ para 25 de maio de 2020

A próxima segunda-feira, 25 de maio de 2020, vai ser feriado em todo o Estado de São Paulo. A definição foi concluída após mais de 12 horas de discussão entre os deputados estaduais.

A Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na madrugada desta sexta-feira, 22 de maio de 2020, o Projeto de Lei n° 351/2020, de autoria do governador João Doria, que antecipa para segunda o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932). A discussão teve início às 14h30 de quinta, 21.

Ao todo, foram 47 votos sim e cinco não, totalizando 52 parlamentares que votaram na matéria.

Com o Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a próxima segunda-feira, o governador pretende aumentar o índice de isolamento social. Desta forma, o objetivo é reduzir a proliferação do novo coronavírus e as mortes pela Covid-19.

Até o momento, não há vacinas contra o novo coronavírus, causador da doença, nem remédios que sejam consenso entre os médicos, sequer a hidroxicloroquina.

O isolamento social no Estado de São Paulo tem ficado abaixo dos 50%, de acordo com o sistema de monitoramento por celulares, enquanto que o Comitê de Combate à Covid-19, formado por especialistas, considera como aceitáveis índices superiores a 55% e, ideias, acima de 70%.

A população igarapavense deve estar atenta já que, por causa do feriado antecipado, não haverá atendimento na Prefeitura Municipal e alguns serviços públicos do Município.

O feriado antecipado deve ser seguido pelos 645 municípios paulistas por ser uma lei estadual, diferentemente do que ocorreu nesta semana, com a antecipação por parte da capital do Corpus Christi (11 de junho) para quarta-feira (20 de maio) e do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) para quinta-feira (21 de maio) com ponto facultativo na sexta-feira (22 de maio).

A maioria das cidades da Grande São Paulo, do interior e do litoral não seguiu a capital paulista.

Igarapava contra a Covid-19

A Prefeitura de Igarapava precocemente se atentou a seriedade da situação, e o Departamento Municipal de Saúde emitiu o primeiro Protocolo ligado à Covid-19, no dia 6 de março, antes até da Organização Mundial da Saúde classificar como Pandemia a propagação do Novo Coronavírus em 11 de março de 2020 e desde as primeiras informações da chegada do novo vírus no Brasil e no Estado de São Paulo formulou Decretos Municipais visando a preservação da saúde dos cidadãos igarapavenses. Uma série de medidas desde o primeiro Decreto de 14 de março de 2020 definiram regras ao enfrentamento da doença. As definições são resultados de reuniões extraordinárias, realizada no Paço Municipal com representantes de todos os Departamentos, em um trabalho conjunto de análise de vários cenários no intuito de restringir a circulação de pessoas, manter o distanciamento social, cuidados com a higiene pessoal do cidadão, desinfecção de pontos estratégicos, ações do Departamento Municipal de Saúde. 

O material elaborado pelo Comitê de Crise Municipal e todos os detalhes e estratégias de enfrentamento ao Novo Coronavírus podem ser conferidos no Diário Oficial do Município e na página Orientações sobre o Novo Coronavírus, no site oficial da Prefeitura.