FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA RECEBEM RÁDIOS COMUNICADORES

 

 

 

.

 

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA 


 

 

Foram entregues na manhã da última segunda-feira (6) os Rádios Comunicadores para funcionários de várias áreas e Departamentos, da Prefeitura Municipal de Igarapava.

O grande objetivo é comunicação rápida, fácil, de baixo custo e sem depender do sinal das operadoras de telefonia móvel. Esse tipo de comunicação garante maior agilidade nos atendimentos, sistema este também implantado nas ambulância e no atendimento de emergência 192.

O Diretor de Tecnologia da Prefeitura e responsável pelo projeto, Fagner; afirma: “A radiocomunicação é uma ferramenta imprescindível para a interlocução entre as equipes intervencionais do atendimento de emergência”

 

 

 

 

 

 

NOTA PÚBLICA

 

.

 

 

 


NOTA PÚBLICA


 

 

.

 

 

Serviços de internet e telefonia móvel podem também ser afetados pela paralisação de caminhoneiros, que chega nesta segunda-feira, 28, ao seu oitavo dia. É o que dizem operadoras e até a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), grupo que representa operadoras brasileiras, disse em nota divulgada à imprensa que “algumas atividades das empresas podem ficar comprometidas” por conta da greve.

Entre essas atividades estão “manutenção de rede” e o “reparo e funcionamento dos geradores das estações de telecomunicações, que são acionados em caso de falta de energia”. Tudo por conta da falta de combustível em postos, que não têm recebido o produto graças à greve de transportadores.

“Até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência, mas, devido ao baixo volume de estoque de combustível da frota de veículos que transportam as equipes, poderá haver risco de contingenciamento dessas atividades”, diz ainda o sindicato.

Por conta disso, o Sinditelebrasil afirma que operadoras encaminharam à Anatel no último domingo, 27, uma solicitação formal para que “seja priorizado o abastecimento da frota de veículos utilizados na manutenção das redes, para proteger a operação de infraestrutura crítica de telecomunicações”.

O pedido tem como base o Decreto nº 9.382, de 25 de maio de 2018, que autoriza o emprego das Forças Armadas na greve dos caminhoneiros, com o objetivo de garantir “medidas de proteção para infraestrutura considerada crítica”.

Ao Valor, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, disse que há risco de que a paralisação de caminhoneiros afete serviços de telecomunicações como internet e telefonia móvel, mas que, “no atual momento, não temos registro de ocorrências que agravem os serviços”.

Além disso, a Anatel garante que tem um equipes de trabalho monitorando a situação em diversos estados do país. As equipes reportam diretamente ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

 

JOSÉ RICARDO SE ENCONTRA COM MINISTRO KASSAB

 

 

 

.

 

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA 


 

 

 

 O prefeito de Igarapava, José Ricardo Rodrigues Mattar, esteve reunido no final de semana, em Franca, com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo foi de apresentar o projeto Internet para Todos que é conectar os mais distantes e isolados ambientes com o mundo virtual e integrar essas populações.

Durante o evento, que ocorreu com a presença do prefeito de Franca, Gilson de Souza, o ministro falou do investimento feito pelo Governo da União na ordem de R$ 3 milhões para o lançamento do foguete com essa tecnologia em maio do ano passado, o qual está orbitando no espaço é já permitindo o acesso à internet de brasileiros dos mais distantes rincões do país.

José Ricardo destacou a importância do projeto Internet Para Todos e sua proposta é leva-lo para a zona rural pois a tecnologia hoje é uma ferramenta indispensável nesse processo, beneficiando uma extensa região.

Aos prefeitos, o ministro Kassab resumiu em linhas gerais o alcance do Internet Para Todos, os recursos empenhados e chamou os dirigentes municipais a correrem contra o tempo, bastando que preparem um projeto que inicialmente deve ser aprovado em cada legislativo, autorizando o convênio da Prefeitura.

A Prefeitura de Igarapava já dispõe do serviço de Internet em diversas praças bem como na Feira do Produtor Rural. Com o novo projeto, será um complemento da Internet gratuita nos espaços públicos e ainda poderá estender a um custo bem reduzido para as residências das famílias carentes e zona rural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PREFEITURA INOVA EM SISTEMAS DE INFORMÁTICA EM TODAS AS SUAS DEPENDÊNCIAS

 

.

 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E  TECNOLOGIA


 

Visando melhorar os serviços de informática junto aos servidores públicos não só da Administração, mas também de outros núcleos da Prefeitura Municipal o setor de tecnologia da informática buscou instalar um sistema capaz de atender todas as necessidades.

Fagner Alves, técnico da área, explicou que ao adotar um sistema diferenciado buscou proporcionar economias aos cofres públicos e promover uma agilidade no sistema de informática.

Através de estudos realizados o setor de TI da Prefeitura está instalando em suas unidades um soft que permitisse um sistema operacional mais veloz e eficaz com ampla proteção de vírus e, o mais importante tudo com exclusividade da Prefeitura de Igarapava.

Fagner relata que esse trabalho é diferenciado e único na região, proporcionando – sem dúvida – economias para a Prefeitura de Igarapava

NAS ESCOLAS

E ao falar sobre TI, Fagner destacou um trabalho desenvolvido nas salas de informática das escolas municipais de Igarapava. Durante a reestruturação – que é normal  no início de cada ano – os profissionais da TI instalaram um software que permite uma relação direta do aluno com seu professor, bem com os demais colegas de classe.

Assim sendo facilita e agiliza o aprendizado entre os alunos, permitindo um diferencial. Fagner
Alves diz que este software é utilizado em grandes laboratórios de informática

NA INDUSTRIAL

A equipe de TI da Prefeitura de Igarapava reforçou seu trabalho nas escolas públicas e na Industrial onde os aparelhos estavam sem funcionar há vários meses foram recuperados.

São mais de 20 máquinas que deverão ser usadas pelos estudantes que terão à disposição um software modernizado, além da reforma das bancadas e instalação de Internet banda larga.

O mesmo trabalho deverá ser implementado na escola Coronel Quito, na usina Junqueira. No local a sala de informática estava desativa há anos e com a ação da TI da Prefeitura de Igarapava os estudantes terão acesso ao setor.

Segundo Fagner, a sala de aula será recuperada e seus aparelhos terão uma manutenção imprescindível.

E, por final, na escola Dantês – a sala que foi reinaugurada em 2017 – servirá de modelo para as demais unidades do Município, pois foi adaptada para mobilidade social, além de total reestruturação.

 

 

 

Foto: Sala de Informática da Industrial e na escola professor Dantês

IGARAPAVA GANHA PONTOS DE INTERNET GRÁTIS



 


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


PROJETO: INTERNET GRÁTIS

 

 

A Prefeitura municipal de Igarapava começou  em novembro de 2017 a implementar o projeto  Internet grátis nos espaços públicos da cidade, começando pela praça Sinhá junqueira, Os pontos de Wi-Fi disponíveis vão ser implementados  nas principais praças da cidade e podem ser acessados por meio de tablets, smartphones, notebooks ou qualquer outro dispositivo. A conexão chega até 10 mbps, garantindo qualidade e estabilidade ao usuário, O projeto visa atender a todas as Espaços Públicos de lazer  da cidade , possibilitando que os moradores do município tenham acesso a Internet de forma gratuita.

(RESPONSÁVEL : FAGNER  ALVES  (DIRETOR DE DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO)


Inclusão digital

A inclusão digital é o grande desfio em tempos de predominância da cultura digital na sociedade. Tornar acessível as tecnologias de informação e comunicação para todos os seguimentos sociais é hoje é imprescindível para o exercício da cidadania onde o motor social se encontra no acesso á informação.
Um indivíduo que está incluído na sociedade digital é aquele que é capaz de desenvolver a capacidade de tornar prático e melhorar suas condições de vida a partir do maior aproveitamento das potencialidades destas ferramentas de informação e comunicação.

Especificações  (ONU 2011)
A Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação  tem como um dos seus objetivos criar o tipo de sociedade que tenha o livre acesso a ferramentas e tecnologias que possibilitem a extensão da educação e possibilidade de difusão o conhecimento. Kofi Annan, Secretário Geral da ONU, define o termo sociedade da informação da seguinte forma: “capacidades humanas são expandidas e reconhecidas, dando as pessoas o acesso as ferramentas e tecnologias que elas precisam, com o ensino e treinamento para uso eficiente deste novo conhecimento.”