DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Igarapava entregou diversas canecas aos funcionários dos Departamentos de Recursos Humanos; de Engenharia, Assessoria Jurídica, PROCON PrevCidade e Banco do Povo. Essa ação de distribuição de canecas tem como objetivo selar um compromisso com os funcionários de abolir o uso do copo plástico.

O diretor de Meio Ambiente, Mateus George menciona que essa ação só foi possível através de uma parceria com a Hidrelétrica de Igarapava que forneceu as canecas e auxiliará principalmente no aspecto de gerir uma economia sustentável com esse tipo de ação, que mesmo sendo de pequeno porte a longo prazo tem um resultado gratificante.

Os números foram apresentados por Mateus George. Segundo ele, o consumo de copos descartáveis nos setores e departamentos que receberam as canecas o consumo apresenta a seguinte forma:

• Diário: 85 und

• Semanal: 425 und

• Mensal: 8.925 und

• Anual: 107.100 und

Para ele, evitar o copo descartável faz um bem enorme ao meio ambiente, e elencou os motivos:

• o plástico não é um material biodegradável;

• portanto, é poluidor do meio ambiente;

• demora em média 200 anos para se decompor;

• sua vida útil é muito pequena, às vezes chega a durar 13 segundos apóssair do display;

• estão em número cada vez maior nos aterros sanitários;

• sua produção utiliza muita água e energia elétrica;

• o plástico provém do petróleo (fonte não renovável que demora anospara se formar);

• há grande impacto ambiental na extração do petróleo;

• o poliestireno do copo descartável em contato com bebidas quentes libera o estireno, que é um monômero tóxico apontado com cancerígeno;

• na produção do copo descartável a participação do poliestireno reciclado é mínima, desta forma todo copo descartável utiliza matéria-prima extrativa e não sustentável;

• sua reciclagem consome muita água, além de ser muito trabalhosa e pouco viável.

Fotos Equipes e servidores que receberam os copos como doação