Dia do Meio Ambiente: Município celebra a data com ações e projetos sustentáveis

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

A Prefeitura Municipal de Igarapava olha com carinho para as questões ambientais, neste dia 5 de junho que se comemora o Dia do Meio Ambiente, muitas ações e projetos podem ser enaltecidos pela atual gestão.

Existe hoje em todo planeta uma grande preocupação em torno do Meio Ambiente e dos impactos negativos da ação do homem, em razão disso se dá a importância da conscientização propiciando a educação ambiental, com o objetivo de fazer com que os impactos negativos se tornem cada ano menor.

Em 2017 foi criado o Primeiro Parque Municipal de Educação Ambiental, Ivan Gobbi, um local para se promover a consciência ambiental, entre outras atividades é usada para ações educacionais.

O projeto Plante Vida, uma iniciativa que irá plantar durante a atual gestão uma muda de árvore para cada criança que nascer no Município, Igarapava também participa do Projeto Recolha, que recolheu cerca de 600 litros de óleo nas escolas do município, para a reutilização de forma correta. Não podemos deixar de citar a ONG Gente de Atitude, que desenvolve um belo trabalho ambiental na cidade, em conjunto com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, segue arborizando a cidade com o plantio de árvores.

A Cooperativa de Catadores de Recicláveis (COOPERIGA) ajuda a retirar das ruas de Igarapava resíduos e ao mesmo tempo gerando renda para os profissionais que vivem do comércio de recicláveis.

Uma importante parceira do Município sempre de braços abertos aos projetos do Departamento Municipal de Meio Ambiente é a Usina Hidrelétrica de Igarapava – UHE, que brilhantemente promoveu mais uma Semana do Meio Ambiente, essa de 2020 virtual, respeitando as orientações de distanciamento em razão da Pandemia da Covid-19.

Que a consciência ambiental continue a se espalhar, e viva o meio ambiente, viva a vida!

Processo Seletivo 001/2018 – Edital de Convocação 014/2020

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE RECURSOS HUMANOS

A Prefeitura Municipal de Igarapava está convocando os candidatos relacionados neste Edital a comparecerem no Departamento de Recursos Humanos na Rua Cerqueira Cesar, 561 – Centro, das 12h às 16h pelo período improrrogável de 05/06/2020 e 08/06/2020 para apresentação de documentação para dar inicio ao processo de admissão nas funções descritas no edital (no link abaixo). Atendendo os requisitos no Processo Seletivo 001/2018. Fique atento a lista de documentos necessários.

Edital de convocação

Lista de documentos necessários

Prefeitura gera economia e benefício à Saúde Pública com ciclo sustentável do Pneu

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

Com inovação e sustentabilidade, a Prefeitura Municipal de Igarapava-SP em parceria com a entidade filantrópica RECICLANIP, realiza um programa de coleta e destinação de pneus inservíveis.

Nos anos de 2017 à 2019 foram recolhidas 165, 68 toneladas de pneus descartados, podendo ser transformados em asfalto, pisos e grama sintética, os aços das estruturas são encaminhados para siderúrgicas, toda destinações contém o aval do IBAMA por serem ecologicamente corretas.

O descarte inadequado de pneus no meio ambiente trás grandes consequências, especialmente por conta do seu elevado tempo de deterioração, gerando dificuldades em saneamento básico, pois pneus são criadouros para diversas doenças, dengue, malária, chicungunha.

O investimento da retirada constante deste material gerava custos Para Prefeitura Municipal de Igarapava-SP em torno de 400 Reais semanais, pagos a uma empresa terceirizada de outro Município, depois da parceria, a gestão não gerou mais esses gastos, pois a RECICLANIP arca com o transporte desde a cede de armazenamento do município até o seu destino final para realização do processo.

Economia e logística reversa, aplicada em prol do Meio Ambiente e a Saúde Pública.