MEIO AMBIENTE PARTICIPA DO PROJETO ILUMINAR

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ENGENHARIA

A equipe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Igarapava participou ativamente do projeto Iluminar de Orlândia. Ele consiste no descarte de lâmpadas fluorescentes queimadas, pilhas, baterias usadas, materiais elétricos e eletrônicos ultrapassados ou danificadas.

De acordo com Mateus Jorge, o trabalho foi um apoio à ação em comemoração da Semana da Água. A proposta foi desenvolvida no Município e reuniu estudantes que promoveram o descarte de lâmpadas fluorescentes queimadas, pilhas, baterias usadas, materiais elétricos e eletrônicos ultrapassados ou danificados, de forma consciente seguindo todos os padrões ambientais.

Durante a realização do projeto, que aconteceu em Orlândia, os organizadores anunciaram a arrecadação de 3.598 lâmpadas e vários materiais eletrônicos, pilhas, baterias e medicamentos vencidos. E perto de 40% das lâmpadas foram descartadas pelo Departamento de Meio Ambiente de Igarapava em apoio ao projeto.

Mateus Jorge revelou que a intenção do Departamento de Meio Ambiente é promover esse evento no município de Igarapava.

A ação contou com a participação intermunicipal das cidades vizinhas : Nuporanga, São Joaquim da Barra, Ribeirão Corrente e Igarapava.

Alunos das escolas EMEB Artur Oliva, Emeb Victoria Nonino, Emeb Alcinea, Etec Alcidio Souza Prado, COC Albert Einstein e Colégio Logos estiveram envolvidas no projeto .

Ao finalizar, Mateus explicou que com a união é possível garantir um futuro melhor. “Vamos juntos divulgar e participar desta iniciativa”, finalizou.

EXPOSIÇÃO SOBRE CAFÉ EM IGARAPAVA E VISITADA POR ESTUDANTES EM ARAMINA

DEPARTAMENTO  MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Mais de 140 estudantes de Aramina – do ensino fundamental – conheceram na Casa de Cultura informações sobre o Café, através da EXPOSIÇÃO “CONHECENDO O CAFÉ” – AGENDA ITINERÂNCIAS do Museu do Café de Santos.

O projeto está chegando ao seu final em Igarapava e foi bem receptível. Através de alguns banners a exposição “Conhecendo o Café”, traz uma explicação morfológica do cafeeiro, ou seja, a estrutura, formação e

classificação da planta em todas suas etapas de crescimento, que nos ajuda a entender os processos para geração do grão que conhecemos.

A parceria da Prefeitura de Igarapava com o  Museu do Café tem um fundamento de grande importância. A proposta é mostrar épocas e aspectos pontuais da história do café no Brasil, bem como assuntos relacionados.

IGARAPAVA GANHA O PROGRAMA FEIRA DO PRODUTOR RURAL

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O Sindicato Rural de Igarapava, através do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de São Paulo, estará realizando a capacitação de Produtores Rurais da cidade no Programa Feira do Produtor Rural.

O objetivo do Programa é preparar o pequeno produtor rural para comercializar sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor a propriedade rural.

A capacitação é dividida por módulos que discutem normas e procedimentos para a organização do ambiente da Feira e a venda de produtos, a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como o planejamento da produção, as boas práticas de fabricação de alimentos, as técnicas de comercialização, exposição de produtos e gestão do negócio.

A Prefeitura Municipal de Igarapava através das Vigilância Sanitária, Secretarias de Turismo, Departamento de Engenharia, Desenvolvimento Econômico, Departamento de Agronomia, Municipal de Agricultura, a Departamento de Transito, Setor de Obras Setor de tributação, além do SEBRAE, da CATI, do PROCON, do Banco do Povo, da Câmara dos Vereadores local estiveram reunidos para conhecer a proposta e irão apoiar o desenvolvimento do Programa na cidade.

Os produtores interessados estão convidados a comparecer no Seminário de Sensibilização que acontecerá no dia 28 de março às 09 horas no Sindicato Rural, que fica na Rua coronel Francisco Martins, nº437, onde o SENAR-SP, fará a apresentação e a adesão ao Programa.

Mais informações sobre o Programa Feira do Produtor Rural poderão ser obtidas no Sindicato Rural de Igarapava com a Coordenadora Rosana pelo telefone 16-31721700.